Seja Bem-vindo!

agosto 12, 2008

Sempre inovando

por Andrezza Alves
O perfil do profissional de RH está em constante movimento ao longo das décadas e, por que não dizer, como tudo na vida.

Um breve histórico. Desde a preocupação focada nos resultados da organização e as pessoas tratadas como registros contábeis até o surgimento da função de chefe de pessoal (Até 1950), cuja preocupação deste profissional era com o acompanhamento e manutenção das leis trabalhistas.

Em outra fase implantada no Brasil, o modelo americano de gestão de pessoal proporcionou à função de recursos humanos o status de gerência. Nesta época, o RH começou a operacionalizar serviços como treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios dentre outros.

Posteriormente, o até então conhecido gerente de relações industriais (De 1950 a 1970) passou a ser denominado de gerente de recursos humanos (De 1970 a 1999).

Uma nova alavancagem organizacional do cargo de GRH é iniciada. De posição gerencial de terceiro escalão, em nível ainda tático, passou a ser reconhecido como diretoria, em nível estratégico nas organizações. Fase demarcada operacionalmente pela introdução dos primeiros programas de planejamento estratégico atrelados ao planejamento estratégico central das organizações onde se registraram as primeiras preocupações de longo prazo, por parte dos líderes das empresas com os seus trabalhadores.

Atualmente acontece um novo paradigma econômico caracterizado pela velocidade, inovação, curta duração de tempo dos ciclos e, pela qualidade e satisfação dos clientes, ou seja, com a preocupação correta e boas ferramentas de mensuração, a estrutura de recursos humanos pode ser a chave para diferenciar uma organização que apenas acompanha as mudanças ou aquela que está sempre inovando.

Um comentário:

Tarciano Figueiredo disse...

Parabéns pelo o blog... muito legal... artigos inspiradores.