Seja Bem-vindo!

janeiro 13, 2009

Programa Work-Out

por Andrezza Alves


Às vezes, existem várias questões que norteiam as equipes de trabalho e que estão fora do radar da gerência, fatores como descasamento entre as expectativas profissionais e a realidade do trabalho ou local de trabalho, pouco coaching ou feedback, enxergar oportunidades limitadas, que não são valorizados, que ninguém os ouve, que ganham mal, desequilíbrio entre vida pessoal e profissional e etc.

O silêncio está matando sua empresa? Já escreveu Leslie Perlow e Stephanie Williams, "Ninguém gosta de ser aquele a quebrar o gelo; diante de um conflito pessoal ou 'profissional', ficar passivo sempre parece mais seguro que agir". Contudo, para chegar à raiz do problema, o gestor precisa criar uma instância na qual o pessoal possa expor abertamente sua insatisfação, sem temer represálias. Gerar uma relação de confiança para que se possa trabalhar sobre algo sólido e não exista medo sobre a tal sinceridade.

Uma ferramenta sugerida é o Programa Work-Out, onde pode-se reunir o pessoal em sessões nas quais os funcionários se dividem em pequenos grupos para discutir questões e indicar representantes para fazer recomendações ao grupo maior, idéias, sugestões; tudo isso fora do ambiente e contexto de trabalho. Ganhar o respeito da força de trabalho gera benefícios de larga escala, como estancar a evasão de talentos.

Sem um ambiente no qual as pessoas possam falar abertamente sobre aquilo que incomoda e afeta suas relações interpessoais e de trabalho, até as grandes empresas - com seus dias de glória - podem virar uma mera porta giratória.

7 comentários:

Humana Empresarial disse...

Muito bom.
Parabéns pelo seu blog.

Manoel

Virgínia Nogueira disse...

Andreza, adorei seu blog! Deve ser difícil manter atualizado, é um grande desafio, não é? Boa Sorte!
Virgínia

Fabiana... disse...

Adorei seu bolg...espero que possamos compartilhar experiencias....

Bjoo

LuVerona disse...

Gostei muito do seu blog. Parabéns!
Também estou na área administrativa.
Espero trocar informações e idéias com você.

Luiza
http://luverona.blogspot.com

Unknown disse...

No site www.multimeta.com.br tem alguns treinamentos bem legais sobre carreira. Eu gostei!

Unknown disse...

Muito bom, Não deixe de atualizá-lo.
Boa sorte em sua carreira.
Isaac Silva
rhvagas.com.br

Unknown disse...

Muito legal o seu blog.
Bons artigos e tudo mais.
Espero que ele continue assim pois pretendo estar sempre de olho.
Abraço e Sucesso